8M: A hora da tecnologia abraçar a equidade
Por Denith Garcia, Inside Sales Manager LATAM da Axis Commmunications
Desde Ada Lovelace – considerada a primeira programadora da história, em 1852 – as mulheres estão presentes na tecnologia. No entanto, mais de 170 anos depois, as profissionais ainda enfrentam a falta de reconhecimento, desigualdade salarial, entre outros desafios. Por isso, é importante que o 8 de março – Dia Internacional da Mulher – seja mais uma oportunidade de pautar sobre diversidade e equidade dentro das empresas.
O tema escolhido para a campanha deste ano foi #EmbraceEquity – ou “Abrace a Equidade”- uma escolha que vai ao encontro de um debate que já acontece no mercado de trabalho: após as políticas de diversidade, que já se mostraram efetivas, como mostra o Centro Nacional para Mulheres e Tecnologia da Informação (NCWIT), que confirma que organizações com diversidade de gênero têm melhor desempenho financeiro e também são mais inovadoras e produtivas, o próximo passo é garantir igualdade nas oportunidades.
Para tal, a meta só será alcançada se houver responsabilidade e intencionalidade para superar os paradigmas impostos pelo patriarcado. Na Axis entendemos que abraçar a equidade promove um ambiente de trabalho mais inclusivo, com igualdade de oportunidades para garantir participação e inovação em diferentes campos. E é primordial que todos os nossos colaboradores – independente do gênero – que compartilhem as mesmas competências e responsabilidades sejam remunerados igualmente.
Hoje, a questão da retenção de talentos nas empresas é amplamente debatida, por exemplo, e este é mais um aspecto dessa equação. Programadoras, engenheiras, desenvolvedoras, gerentes comerciais, entre outras profissionais, encontram espaço para apresentar ideias e novas soluções que vão impactar o mundo? Outro ponto, a escassez de mão-de-obra qualificada para o setor de tecnologia: será que estamos incentivando – com investimento e exemplos práticos – que mais garotas se sintam motivadas a se tornarem cientistas?
Ações como o Pink Programming – que a Axis apoia desde 2017 -, entre outras iniciativas, realizam esta importante tarefa de demonstrar que o TI pode ser uma carreira de sucesso para elas, com exemplos de grandes profissionais trabalhando ao redor do mundo – tanto na Axis, quanto em outras fabricantes. Se as nossas tecnologias conseguem realizar o que antes era impossível e solucionar desafios que antes eram grandes demais para qualquer solução no mercado, a equidade de gênero será – em breve – mais uma realização do nosso segmento.
Siga-nos no LinkedIn, Facebook, Twitter e Instagram
Sobre a Axis Communications
A Axis oferece soluções de segurança inteligentes para um mundo mais seguro e eficiente. Líder de mercado no segmento de vídeo em rede, a Axis está sempre na vanguarda do setor, graças ao lançamento contínuo de produtos de rede inovadores baseados em uma plataforma aberta e ao serviço de primeira classe que oferece aos clientes por meio de sua rede parceiros internacionais. A Axis está comprometida com relacionamentos de longo prazo com seus parceiros e disponibiliza os produtos de rede mais avançados e todo o conhecimento de que precisam para comercializá-los em mercados consolidados e em novos países.
Fundada na Suécia em 1984, a Axis tem mais de 3.646 funcionários próprios em mais de 50 países ao redor do mundo e é apoiada por uma rede internacional de mais de 90.000 parceiros.