tropico comunicação
Categorias
  • Beleza
  • Blog
  • Comunicação
  • Construção
  • Cosméticos
  • Cultura
  • Educação
  • Esportes
  • Finanças
  • flipbook
  • Imobiliário
  • Indústria
  • Marketing
  • Moda
  • Negócios
  • Saúde
  • Segurança
  • Sem categoria
  • Tecnologia
  • Urbanismo
  • Viagem&Turismo
© Trópico Comunicação | Assessoria de Imprensa, Comunicação e Inbound Marketing
logo dark logo light logo
Trópico Comunicação - 20 Anos
  • Home
  • Quem Somos
  • Serviços
  • Clientes
  • Blog
  • Releases
  • Contato
logo
  • Home
  • Quem Somos
  • Serviços
  • Clientes
  • Blog
  • Releases
  • Contato
mobile-logo
  • Home
  • Quem Somos
  • Serviços
  • Clientes
  • Blog
  • Releases
  • Contato
Trending News
  • Sua empresa está preparada? Reforma Tributária começa a ser testada em junho
  • Educação Infantil: o alicerce do desenvolvimento humano
  • Conexão ABESE em Fortaleza aborda regulamentação, reforma tributária e o futuro do setor de segurança eletrônica
HomeBlogAs implicações das fake news no trabalho das assessorias de imprensa

As implicações das fake news no trabalho das assessorias de imprensa

Blog
1011 Views
5 de agosto de 2020
by: Redação Trópico
0

As implicações das fake news no trabalho das assessorias de imprensa

A distribuição e criação de conteúdo está democratizada e, o mais importante, descentralizada. Na maioria dos casos, as pessoas ficam completamente inconscientes de que estão lendo uma notícia falsa ou fabricada, já que o fator confiança na plataforma ou na pessoa que compartilhou tal notícia, muitas vezes, supera o escopo da suspeita em relação ao mesmo.

Nas últimas décadas, a fonte preferida de notícias é transferida dos editores de notícias tradicionais para as mídias sociais e, assim, nossa confiança está associada a elas. Em alguns casos, o impacto de uma notícia falsa chega a um ponto em que supera a própria notícia real.

As fake news podem ser desde uma verdade parcial, uma desinformação ou uma mentira. Felizmente, o Google e o Facebook anunciaram que proibiriam sites que publicassem histórias falsas de usar seus serviços de anúncios. Ao atacar o modelo de publicidade eles podem ajudar a retardar a disseminação viral de histórias falsas, difamatórias e até mesmo perigosas, mas meios mais rápidos e difíceis de controlar, como o WhatsApp, que viralizam a notícia rapidamente.

Para quem é responsável por construir e manter a imagem dos empresas um novo desafio. Quais são as implicações que as falsas notícias representam para o trabalho dos profissionais de relações públicas?

Tenha um plano prévio – Os planos de comunicação precisam agora ser ampliados. Assessorias de imprensa, agências de publicidade, equipes de comunicação corporativa e profissionais de marketing precisam pensar antecipadamente nas estratégias de combate às fake news.

Monitoramento – Como a desinformação pode se espalhar rapidamente na Web, é essencial que a assessoria de imprensa utilize serviços de monitoramento de mídia que possam enviar alertas em tempo real. Com a natureza viral das mídias sociais, o RP deve ser rápido em corrigir informações erradas quando aparecer.

Resposta Rápida – Histórias falsas e rumores na internet não começam de uma só vez; eles podem resultar de uma percepção errônea ou imprecisão que nunca foi corrigida, deixando o espaço para distorções adicionais. É fundamental que os profissionais de RP sejam meticulosos sobre os fatos de qualquer matéria falsa e respondam rápido, nas mídias sociais, na comunicação via WhatsApp, no site oficial da marca, nas mídias tradicionais e, assim, possam coibir a disseminação de notícias falsas.

Mantenha a fonte presente – Mantenha a fonte por trás da marca sempre presente e à disposição das mídias. Notícias falsas não afetam apenas a imagem da sua marca, mas também são responsáveis pelo declínio.

Os leitores podem não acreditar completamente nas notícias ou entender a sua implicação, mas, se forem compartilhados por seus amigos, geralmente tendem a compartilhá-las, porque isso os ajuda a se sentir reconhecidos em seu círculo de amigos. A melhor abordagem aqui seria fazer uma checagem básica de fatos ou apenas verificar a fonte original das notícias antes de acreditar e compartilhá-las com outras pessoas.

Share With:
Rate This Article
Previous Article
4 orientações para obter sucesso n...
Next Article
O que levar em consideração nos pl...
Related Articles

Tendências de PR e comunicaçõe...

Assessoria de imprensa para o...

Assessoria de Imprensa para o...

Mais Lidos
Segurança / Tecnologia

Novas câmeras resistentes à explosão ampliam possibilidades operacionais em ambientes críticos

3 de novembro de 2020
Categorias
  • Beleza
  • Blog
  • Comunicação
  • Construção
  • Cosméticos
  • Cultura
  • Educação
  • Esportes
  • Finanças
  • flipbook
  • Imobiliário
  • Indústria
  • Marketing
  • Moda
  • Negócios
  • Saúde
  • Segurança
  • Sem categoria
  • Tecnologia
  • Urbanismo
  • Viagem&Turismo
tropico comunicacao
tropico comunicacao
Associada Abracom
Fale Conosco!

[email protected]
Fale Pelo WhatsApp
Tel: (11) 2097-3425

Últimas Postagens
Sua empresa e...
20 de maio de 2025
Educação Infa...
19 de maio de 2025
Conexão ABESE...
19 de maio de 2025
Receba Nossa Newsletter
Siga-nos no Instagram
…
By OOS

© Trópico Comunicação – Assessoria de Imprensa