Dicas para melhorar o aproveitamento dos alunos no vestibular 2021
Coordenadora pedagógica do Colégio Renascença compartilha dicas para impulsionar a preparação dos alunos vestibulandos
A interrupção das aulas presenciais modificou a rotina de preparação para o vestibular de alunos do Ensino Médio de todo Brasil. A situação inédita fez com que estudantes e professores descobrissem juntos novas estratégias para fixar os temas que devem ser abordados nas provas das principais universidades do país. Com quase 100 anos de tradição, o Colégio Renascença adaptou o conteúdo das aulas on-line e a coordenadora pedagógica do Ensino Médio, Glaucimara Baraldi, compartilha algumas dicas importantes para educadores e alunos.
Planejamento de Aula – Sem dúvida, não há como pensar a preparação dos alunos para o vestibular sem levar em conta o contexto de aulas remotas e isolamento social. Sobre isso, Glaucimara Baraldi explica que a gestão escolar precisa ter como guia para o planejamento das atividades os diferentes aspectos que perpassam o cotidiano dos alunos durante este período.
“No Rena, encorajamos a adequação das mediações utilizadas no desenvolvimento dos conteúdos trabalhados para o formato virtual. A aula remota não se desenvolve da mesma forma que uma aula presencial. Ter clareza disso nos permitiu pensar em recursos e estratégias específicas e inovadoras para este cenário”, comenta.
Estratégias de Aula – Sobre a nova dinâmica de aprendizado, a coordenadora aponta que uma das estratégias do Colégio Renascença foi oferecer apoio pedagógico no contraturno para aqueles alunos que precisavam esclarecer dúvidas ou que sentiam que necessitavam de mais tempo de aprendizagem.
Além disso, as aulas trabalharam uma seleção de conteúdos e objetivos com foco no ENEM e vestibular com análises e revisões constantes. Até as provas mudaram um pouco: “As avaliações passaram a ser ministradas de forma on-line, mas sempre compostas de questões autorais, com investimento em questões discursivas elaboradas pelos próprios professores, com o objetivo de acompanhar melhor o desenvolvimento dos alunos”, detalha.
A importância do afeto – De acordo com Glaucimara Baraldi, outro aspecto importante é o suporte emocional que o Colégio pode oferecer. No Rena, professores, coordenação pedagógica e orientação educacional priorizaram o atendimento individual dos alunos. “Foi preciso considerar as condições emocionais de cada um deles, bem como os impactos do distanciamento social na interação entre professores e alunos para que pudessem ser mais efetivas e, porque não dizer, mais afetivas. Além disso, propiciamos, nesta fase de flexibilização, quando já é possível encontros presenciais, momentos de troca e fortalecimento emocional”, lembra.
Como alunos podem se preparar para o vestibular 2021? – A coordenadora explica que as dicas clássicas são indispensáveis: horário de estudo definido, local adequado, cronograma de trabalho, com a definição de conteúdos a serem revistos, fazer simulados e verificar formas de resolução de questões porque há técnicas que ajudam a responder às questões mais rapidamente.
No entanto, existem outras estratégias para deixar a preparação menos estressante: “Penso que seria importante selecionar filmes que possam, mesmo naquele tempo de descanso, fazer o aluno entrar mais em contato com assuntos presentes no vestibular, acompanhar a imprensa para ficar a par do que acontece no mundo e estar atento aos grandes problemas que estão em discussão – geralmente eles indicam temas de redação ou permitem pensar os conteúdos específicos que se estuda na escola como parte da análise e até mesmo da resolução desses problemas reais”.
Tema da redação 2021 – Muitas pessoas dão como certo que o tema da redação das principais provas do país estará relacionado com a pandemia de Covid-19. No entanto, a coordenadora pedagógica Glaucimara Baraldi acredita que é mais interessante pensar de forma mais ampla e complexa. Ou seja, não pensar o coronavírus de forma isolada, mas todas as relações possíveis de se pensar entre a pandemia e as grandes problemáticas que envolvem a vida em sociedade.
“Os temas de redação, no geral, trazem problematizações a respeito do mundo em que vivemos, de possibilidades de engajamento do indivíduo nas grandes questões que envolvem a vida em sociedade. Portanto, questões ambientais, desigualdades, tolerância/intolerância, questões de gênero, conflitos geopolíticos, inovações na ciência e na tecnologia, consumismo, mídias digitais, vida social e solidão, entre outros, são temas que nos impactam e, que, portanto, podem ser propostas de redação. Deste caldo, uma multiplicidade de temas pode surgir”, finaliza a educadora.