Tendências de PR e comunicações para 2021
2020 foi um ano como nenhum outro. Se pudéssemos apagá-lo do calendário e começar de novo, a maioria de nós provavelmente o faria. O ano de Covid-19, desastres ambientais e climáticos, eleições.
Foram muitas reuniões online, planejamentos, replanejamentos, ajustes de rota e gerenciamento de crise, como nunca.
O trabalho remoto agora é uma opção permanente para muitos colaboradores. As transmissões ao vivo tornaram-se popular em 2020.
O que esperar para 2021?
O PR deve comunicar valores, não apenas mensagens
Se há algo que a crise da pandemia ensinou aos profissionais de comunicação, é que as mensagens genéricas terminaram oficialmente – a personalização agora é essencial para os profissionais de marketing e RP em toda a jornada do cliente, influenciando o conhecimento da marca, a fidelidade à marca e a geração de leads.
2020 assistiu a uma grande quebra de normas e parte disso foi para melhor. Estamos cercados por profundas divisões sobre cultura, política e até mesmo sobre a natureza dos fatos objetivos. A perda de confiança nas instituições significa que as empresas terão um papel mais importante na expressão da marca e dos valores corporativos do que nunca.
Agências e clientes precisarão fazer o que dizem quando se trata de Diversidade, Equidade e Inclusão. As promessas não serão esquecidas em 2021. Isso significa ajustes trimestrais ou até mensais, pois poucas coisas valem mais do que agilidade na comunicação.
Eventos híbridos
Esqueça o fato de ir para o centro de convenções e trabalhar durante alguns dias na sala de imprensa das feiras, pelo menos por enquanto. Uma tendência provável será a integração contínua de eventos digitais ao vivo, podcast e bate-papo em tempo real. O novo impulso da comunicação nos eventos serão os acontecimentos híbridos que atraem participantes físicos e virtuais.
Personalização é o futuro de tudo
Especialmente agora, em meio à pandemia de coronavírus, as pessoas estão cansadas das táticas de vendas tradicionais. Elas procuram marcas que transmitam empatia e compreensão. Empresas que transformam todo o seu ecossistema em uma jornada contínua para o público, ajustando o conteúdo com base em tudo.
Novas plataformas sociais impulsionam a cultura de influenciadores
O YouTube levou 14 anos para um único canal alcançar 100 milhões de assinantes. Há 1 ano atrás, quem pensaria que uma garota de 16 anos atingiria 100 milhões de seguidores do TikTok? Isso aconteceu com a americana Charli D’Amelio, em novembro. O ritmo de crescimento dos influenciadores acelerou mesmo antes da pandemia; no entanto, o uso das mídias sociais aumentou ainda mais durante os períodos de isolamento. É uma aposta certa que a tendência continuará. Marcas que capturam influenciadores em ascensão, à medida que novos públicos surgem, se beneficiarão.