A importância da enfermagem psiquiátrica
Equipe da Holiste Psiquiatria fala sobre a relação do enfermeiro no restabelecimento da saúde mental
A britânica Florence Nightingale introduziu no século XIX um novo modelo de cuidado, com um olhar mais sensível, atento e precavido, que se tornou o marco da enfermagem moderna no mundo. Na Holiste Psiquiatria, o enfermeiro tem um papel fundamental no tratamento aos pacientes em sofrimento mental.
“A enfermagem psiquiátrica amplia o conceito de cuidado e traz como essência a importância da construção do vínculo terapêutico entre enfermeiro e paciente. Utilizamos uma escuta atenta e qualificada, além dos manejos durante as crises, sempre respeitando a individualidade de cada um, algo que será fundamental para promover resultados positivos no tratamento”, explica Danielle Miranda, gerente de enfermagem na Holiste.
Como é a assistência da enfermagem na área de saúde mental?
A função tem um papel relevante desde a promoção à reabilitação, fornecendo cuidados diretos e indiretos, integrando as necessidades do paciente e também das famílias. A convivência diária da equipe de enfermagem com o paciente, possibilita com que o profissional consiga identificar algumas demandas, acolhê-las e, quando necessário, direcioná-las para a equipe multidisciplinar e juntos atuar na resolução dos problemas.
“O enfermeiro psiquiátrico acolhe tanto o paciente quanto a família. Através de uma escuta qualificada, identificamos demandas biopsicossociais que são compartilhadas com a equipe multidisciplinar de psiquiatras, psicólogos e outros profissionais, que em conjunto executam um plano terapêutico, medicamentoso e de cuidados para garantir um espaço seguro e saudável para todos”, fala Raiana Almeida, coordenadora de enfermagem.
Tendo em vista que o sofrimento mental não tem um enfoque apenas físico ou biológico, o trabalho da equipe de enfermagem psiquiátrica exige que os profissionais tenham empatia e habilidades que vão além da execução de protocolos assistenciais. O sofrimento psíquico e os problemas de saúde mental, em geral, exigem uma abordagem que também integra uma comunicação terapêutica que traga confiança e segurança para o paciente em tratamento.
Sobre a Holiste
A Holiste é uma clínica de excelência em saúde mental, criada há 20 anos pelo médico psiquiatra, Dr. Luiz Fernando Pedroso, sediada em Salvador, Bahia, com atendimento nacional. Na sede principal, localizada em Salvador, funcionam os serviços ambulatorial e de internamento psiquiátrico. A estrutura da clínica conta, ainda, com o Hospital Dia (destinado à ressocialização do paciente) e com a Residência Terapêutica (moradia assistida para pacientes crônicos), dispondo sempre de estrutura e tecnologia de ponta.
A instituição conta com mais de 200 profissionais, um corpo clínico composto por médicos psiquiatras, psicólogos, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, nutricionista, gastrônoma, dentre outros, com vasta experiência em tratamento de transtornos relativos à saúde mental. Para conhecer mais sobre os serviços da Holiste, acesse o site www.holiste.com.br.