As implicações das fake news no trabalho das assessorias de imprensa
A distribuição e criação de conteúdo está democratizada e, o mais importante, descentralizada. Na maioria dos casos, as pessoas ficam completamente inconscientes de que estão lendo uma notícia falsa ou fabricada, já que o fator confiança na plataforma ou na pessoa que compartilhou tal notícia, muitas vezes, supera o escopo da suspeita em relação ao mesmo.
Nas últimas décadas, a fonte preferida de notícias é transferida dos editores de notícias tradicionais para as mídias sociais e, assim, nossa confiança está associada a elas. Em alguns casos, o impacto de uma notícia falsa chega a um ponto em que supera a própria notícia real.
As fake news podem ser desde uma verdade parcial, uma desinformação ou uma mentira. Felizmente, o Google e o Facebook anunciaram que proibiriam sites que publicassem histórias falsas de usar seus serviços de anúncios. Ao atacar o modelo de publicidade eles podem ajudar a retardar a disseminação viral de histórias falsas, difamatórias e até mesmo perigosas, mas meios mais rápidos e difíceis de controlar, como o WhatsApp, que viralizam a notícia rapidamente.
Para quem é responsável por construir e manter a imagem dos empresas um novo desafio. Quais são as implicações que as falsas notícias representam para o trabalho dos profissionais de relações públicas?
Tenha um plano prévio – Os planos de comunicação precisam agora ser ampliados. Assessorias de imprensa, agências de publicidade, equipes de comunicação corporativa e profissionais de marketing precisam pensar antecipadamente nas estratégias de combate às fake news.
Monitoramento – Como a desinformação pode se espalhar rapidamente na Web, é essencial que a assessoria de imprensa utilize serviços de monitoramento de mídia que possam enviar alertas em tempo real. Com a natureza viral das mídias sociais, o RP deve ser rápido em corrigir informações erradas quando aparecer.
Resposta Rápida – Histórias falsas e rumores na internet não começam de uma só vez; eles podem resultar de uma percepção errônea ou imprecisão que nunca foi corrigida, deixando o espaço para distorções adicionais. É fundamental que os profissionais de RP sejam meticulosos sobre os fatos de qualquer matéria falsa e respondam rápido, nas mídias sociais, na comunicação via WhatsApp, no site oficial da marca, nas mídias tradicionais e, assim, possam coibir a disseminação de notícias falsas.
Mantenha a fonte presente – Mantenha a fonte por trás da marca sempre presente e à disposição das mídias. Notícias falsas não afetam apenas a imagem da sua marca, mas também são responsáveis pelo declínio.
Os leitores podem não acreditar completamente nas notícias ou entender a sua implicação, mas, se forem compartilhados por seus amigos, geralmente tendem a compartilhá-las, porque isso os ajuda a se sentir reconhecidos em seu círculo de amigos. A melhor abordagem aqui seria fazer uma checagem básica de fatos ou apenas verificar a fonte original das notícias antes de acreditar e compartilhá-las com outras pessoas.