Assessoria de imprensa para o mercado de educação
A assessoria de imprensa é responsável por construir e cuidar da reputação para os seus públicos de interesse e intermedia o relacionamento entre a escola e a imprensa. Imagine que sua escola é um assunto neutro, nada é falado sobre ela – nem positivo e nem negativo. De repente, um caso de bullying envolvendo um dos alunos vem a público e dispara uma onda de notícias negativas sobre o colégio.
O impacto imediato será muito grave para a imagem do colégio. Neste momento não há nada positivo na internet sobre esta escola, apenas acusações graves. E sabe o pior? Daqui um ano quando um responsável indeciso sobre qual colégio matricular os filhos digitar o nome desta instituição no Google os resultados serão estes, relatos de uma experiência negativa.
E agora o gestor de tal escola fictícia (que poderia ser qualquer uma) pode responder que antes e depois do ocorrido, o núcleo pedagógico reforçou o trabalho de conscientização dos alunos, que aquele foi um caso isolado. Interessante! Mas este esforço foi noticiado e está disponível para aqueles que (ainda) não fazem parte da comunidade escolar?
Como funciona?
Se sua escola concentra esforços na elaboração de pautas positivas e de impacto social para a imprensa, esta iniciativa baseada na educação alimenta a comunidade escolar com bons argumentos, aproxima as pessoas e as conecta entre si e também com a própria instituição. É muito prazeroso estudar ou trabalhar em uma escola que é um exemplo a ser seguido.
Em segundo lugar, se há uma estratégia de comunicação focada em manter seu público informado, não apenas sobre a escola, eventos e anúncios, mas também sobre notícias e tendências relacionadas à educação, então sua escola está contribuindo para o conhecimento e formação da comunidade escolar.
A comunicação permite que mais pessoas vejam as iniciativas extraordinárias realizadas por alunos e professores que já acontecem e que podem inspirar muitas outras, mas que permanecem dentro dos muros da escola quando poderiam ser compartilhadas.
Por isso, qual é a sua história? Qual a história da escola? Quem são os alunos que passaram pelo colégio? Como a escola é conhecida na vizinhança? Qual a história por trás dos muros?
É muito importante se apoderar da própria narrativa. E mais importante ainda é que essa narrativa seja verdadeira – só assim é possível um engajamento real. Só assim é possível transmitir mais que dados sobre o colégio, mas a unicidade da experiência, valores e emoção.
Estabeleça uma rotina de comunicação baseada nos pontos positivos também, nos bons resultados da turma, nos projetos sociais, nas conquistas dos professores, e compartilhe isso com o mundo através das redes sociais e de um trabalho de assessoria de imprensa.
Existem alguns recursos que podem ajudar a contar uma história de uma forma mais atrativa – tanto para alunos quanto para possíveis alunos. Quer saber como construir uma relação duradoura com a imprensa? Fale com a gente!