Como varejistas podem aproveitar soluções de áudio IP para melhorar o atendimento no Natal
Estamos acostumados a ouvir promoções, chamadas e notificações durante as compras. Os alto-falantes nas lojas têm sido úteis há décadas, mas e quanto ao áudio de rede? Como os varejistas podem se beneficiar ao escolher uma solução IP em vez dos sistemas de alto-falantes tradicionais? E o que acontece ao conectar áudio com vídeo? Para responder essas questões, é preciso lembrar que existem várias maneiras pelas quais os varejistas podem usar áudio (e vídeo) de maneira inteligente, mas, em geral, elas podem ser agrupadas em três áreas principais:
Apoiar a segurança dos funcionários e compradores
A segurança é fundamental para a experiência de varejo, pois funcionários e compradores querem se sentir seguros dentro e ao redor da loja. Embora ao discutir a segurança, haja um foco em atividades com intenção criminosa, é importante lembrar que as preocupações com a saúde também permanecem. Mesmo com restrições flexíveis, alguns compradores e funcionários ainda desconfiam de lojas lotadas – por exemplo. Em junho de 2021, a PwC realizou a pesquisa global “Consumer Insight Pulse”, que descobriu que 35% dos consumidores acreditavam que o aumento das medidas de saúde e segurança, como números controlados, era importante ao fazer compras em lojas físicas.
O áudio – junto com o vídeo – pode tranquilizar os compradores sobre as medidas de segurança em vigor e ajudar a controlar a ocupação dos clientes para que não ocorra o agrupamento de muitas pessoas na loja ao mesmo tempo. Quando o número máximo predeterminado de ocupantes for atingido, os compradores que desejarem entrar na loja serão instruídos por mensagem de voz a aguardarem.
Os varejistas também podem combinar soluções de áudio com vigilância por vídeo ao monitorar áreas fora das lojas, se for o caso. Se houver pessoas vagando ou se reunindo após o horário de funcionamento, por exemplo, os alertas acionados pela análise da câmera podem ser enviados às equipes de segurança e as mensagens serão reproduzidas para incentivar grupos ou indivíduos a seguir em frente. Alternativamente, mensagens pré-gravadas podem ser reproduzidas em instalações não monitoradas. Outro cenário possível, se a equipe colocar um palete por engano na frente de uma saída, mensagens de voz podem ser usadas para aconselhar os funcionários a mover o palete para um local diferente para garantir que a saída permaneça acessível.
Por meio dessas ações, o comportamento suspeito pode ser abordado, levando a menos incidentes, menos tempo de inatividade e redução do número de profissionais de segurança necessários no local, economizando dinheiro e tempo.
No Brasil, o varejista Bemol reconheceu que precisava resolver o roubo de mercadorias, devido a falhas na câmera existente e nos sistemas de controle de acesso. A Bemol implementou um novo sistema de vigilância em várias instalações, que alertou as equipes de segurança sobre intrusos e forneceu imagens de alta qualidade para investigação forense após um incidente. Embora o sistema tenha funcionado bem, a equipe decidiu aprimorar a funcionalidade incluindo alto-falantes IP. Isso resultou em uma melhor comunicação entre as equipes de segurança e indivíduos suspeitos, ajudando a reduzir o roubo e o vandalismo.
Minimizando perdas e aumentando os lucros
Além de garantir a segurança de compradores e funcionários, é importante que os varejistas reduzam o risco de roubo ou “subtração”. As perdas com furtos em lojas podem ser significativas – foi relatado que os varejistas europeus perdem cerca de 49 bilhões de Euros por ano com o encolhimento. As soluções que usam áudio podem ajudar a impedir o roubo ao reproduzir anúncios e alertas quando um comportamento suspeito é detectado por câmeras de vídeo. Por exemplo, se um visitante invade uma área da loja com mercadorias de alto valor, uma mensagem pode ser reproduzida para que ele saiba que um membro da equipe está a caminho para ajudar, agindo como um impedimento ao comportamento de furto.
Usar a combinação de vigilância por vídeo e áudio pode ser incrivelmente eficaz. A RC Willey, uma grande rede de móveis para casa nos EUA, viu uma redução nas perdas após a implantação de câmeras em lojas e depósitos para rastrear o estoque e detectar discrepâncias. Em um esforço para aumentar ainda mais os lucros, o varejista adicionou alto-falantes de áudio à solução de segurança, para reproduzir mensagens pré-gravadas para invasores ou vândalos quando detectados por câmeras. Como resultado da implementação combinada, a RC Willey descobriu que as despesas com roubo e vandalismo caíram de US$ 40 a US$ 50 mil por ano para zero em seu centro de distribuição em Las Vegas, embora o local fosse um ponto quente para atividades criminosas.
Melhorar o desempenho da loja e a experiência do cliente
As experiências que incentivam a fidelização estão diretamente relacionadas à atenção que os compradores recebem na loja. Se o varejista tiver tempo e oportunidade para entender as necessidades do cliente, isso aumenta a probabilidade de uma venda concluída. Promoções e atualizações relevantes podem ser comunicadas usando áudio confiável e de alta qualidade, para ajudar os clientes a tomar uma decisão de compra ou alertá-los sobre promoções e ofertas. Estes podem ser projetados para serem reproduzidos automaticamente quando o cliente entra em zonas específicas.
As soluções de áudio em rede podem criar uma atmosfera calma e acolhedora que incentiva os compradores a navegar pelas gôndolas demoradamente, fornecendo música de fundo no volume e qualidade corretos em várias zonas. A equipe pode receber alertas acionados da análise da câmera para atender os compradores que podem precisar de assistência. Ao mesmo tempo, uma mensagem de voz pode ser compartilhada para que eles saibam que a ajuda está a caminho.
Ainda assim, depois que um comprador seleciona um item, ainda há uma chance de perder a venda se a parte final da jornada de compra não for otimizada. Longas filas e tempos de espera podem ser desencorajadores, especialmente se os clientes estiverem com pressa. Juntamente com a tecnologia de contagem de pessoas, o áudio pode ser usado para instruir os funcionários a atender às caixas, o que reduzirá o comprimento das filas. As mensagens podem ser enviadas para os clientes em espera para garantir que mais caixas estejam abertas ou direcioná-los para áreas alternativas de autoatendimento. Esses casos de uso podem ser resolvidos usando um sistema de áudio integrado que é simples de operar e manter, economizando tempo e recursos.
Após as dificuldades associadas às restrições de bloqueio, a primeira confeitaria não tripulada da Suécia, a Crazy Candy precisava estender o horário de funcionamento e reduzir o número de funcionários e os custos, mantendo os clientes seguros e protegidos. O varejista implementou uma solução que ajudou a monitorar a entrada e os movimentos dos clientes na loja, usando áudio de rede para criar a atmosfera certa e reproduzir alertas ou instruções relevantes. Como resultado, a Crazy Candy conseguiu estender com segurança o horário de funcionamento da loja, melhorar a experiência do cliente e aumentar as vendas.
Uso multifuncional de sistemas de áudio em rede
Com as soluções de áudio em rede da Axis, os clientes obtêm um sistema multifuncional que pode ser usado para chamadas de segurança, lembretes de segurança, atividades comerciais e promoções. Também é possível usar o sistema para reproduzir música de fundo. Isso significa que chamadas de segurança, sistemas de comunicação pública e anúncios comerciais diários podem ser gerenciados e controlados na mesma plataforma.
À medida que as necessidades dos clientes e do mercado mudam, os varejistas também precisam se adaptar. Ao fazer isso, é importante ter uma tecnologia que os permita aprimorar recursos, melhorar as medidas de segurança e a experiência na loja. A implementação de um sistema que se conecta à rede padrão e é baseado em padrões abertos permite que os varejistas se integrem facilmente a outros sistemas, dando-lhes a flexibilidade e a escalabilidade de que precisam.
Com o tempo, os casos de uso de áudio só aumentarão à medida que os layouts e as instalações das lojas se tornarem mais complexos para atender às demandas dos clientes. Ao investir na solução de áudio certa, os varejistas poderão colher os frutos agora e no futuro.
Para saber mais informações sobre as soluções Axis Communications para Marketing e Varejo, acesse: https://www.axis.com/pt-br/solutions/retail
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Sobre a Axis Communications
A Axis oferece soluções de segurança inteligentes para um mundo mais seguro e eficiente. Líder de mercado no segmento de vídeo em rede, a Axis está sempre na vanguarda do setor, graças ao lançamento contínuo de produtos de rede inovadores baseados em uma plataforma aberta e ao serviço de primeira classe que oferece aos clientes por meio de sua rede parceiros internacionais. A Axis está comprometida com relacionamentos de longo prazo com seus parceiros e disponibiliza os produtos de rede mais avançados e todo o conhecimento de que precisam para comercializá-los em mercados consolidados e em novos países.
Fundada na Suécia em 1984, a Axis tem mais de 3.646 funcionários próprios em mais de 50 países ao redor do mundo e é apoiada por uma rede internacional de mais de 90.000 parceiros.