Covid-19: como gerenciar a comunicação da empresa em tempos de crise
À medida que empresas, escolas e organizações sem fins lucrativos fecharam ou alteraram as operações para limitar a disseminação do novo coronavírus, a comunicação se tornou vital. Desde então, os profissionais de marketing e relações públicas passaram a planejar diariamente informações para consumidores, funcionários e parceiros de negócios.
Embora a maioria das grandes empresas tenha criado planos de crise com suas áreas e/ou em conjunto com as suas agências de relações públicas, a adaptação do plano de crise durante o surto de coronavírus deve ser constante. Um plano de comunicação de crise dedicado ao problema descreve como as informações serão comunicadas às partes interessadas internas e externas e ao público em geral.
Essa é uma situação atípica. A preocupação imediata é pensar nas mudanças para garantir a saúde e a segurança de funcionários e clientes. Além de uma posição de responsabilidade, este é o comportamento que a sociedade espera de uma marca/empresa que reflete valores sólidos e aos quais o público deseja se relacionar.
Sua empresa já implantou um plano de gerenciamento de crise?
Os planos de comunicação de crise concentram-se na resposta da empresa e em como ela se comunicará com seus stakeholders. Essas etapas garantem que as informações cheguem a funcionários, parceiros, clientes, mídia, público em geral e quaisquer outras partes interessadas valiosas. Mais importante ainda, esses planos garantem uma liberação rápida de informações, bem como uma mensagem consistente em todas as plataformas da empresa.
Nomear uma equipe de resposta a crises, com um porta-voz designado e representação de tomadores de decisão de alto nível dos principais departamentos da empresa, consultor externo de gerenciamento de crises, agência de relações públicas e assessoria jurídica, é o cenário ideal.
Tenha em mente algumas diretrizes:
- O surto de coronavírus afetará todos os tipos de empresas – nenhuma organização ficará imune ao seu impacto.
- As equipes de marketing e comunicação devem assumir um papel de liderança no suporte à resposta de sua organização.
- Crie planos de resposta flexíveis e monitore continuamente a situação para se adaptar às novas condições.
- Crie comunicações que respondam a uma variedade de cenários diferentes e faça com que sejam examinadas pela equipe jurídica.
Quais são as ações mais críticas a serem executadas agora?
Com uma crise dessa natureza, é especialmente importante garantir que a empresa tenha uma cadeia de comando clara e detalhada em seu plano de crise, com opções de backup, inclusive, caso os principais tomadores de decisão fiquem doentes ou precisem cuidar de seus entes queridos, e assim, incapazes de participarem das tomadas de decisões.
É recomendada uma rápida reunião de 15 minutos todos os dias para revisar os principais papéis, novos desenvolvimentos e responsabilidades, pois eles podem mudar rapidamente nessa situação em rápida evolução da Covid-19.
Durante uma crise, qualquer ruído pode se transformar em um estrondoso mal-entendido. Por isso, manter a boa comunicação com clientes e com a própria equipe é essencial.
Para contribuir com as empresas que ainda não possuem um Plano de Comunicação neste período de crise da Covid-19, a equipe da Trópico Comunicação desenvolveu um e-book com um passo a passo para se comunicar durante a quarentena com o seu público interno e externo. Acesse: https://lnkd.in/dpEkJqy