Exaustão, distanciamento e insatisfação: psiquiatra alerta para os sintomas do Burnout
Além do excesso de trabalho, o especialista da Holiste Psiquiatria, Dr. Kayo Barboza, destaca que um clima organizacional tóxico pode levar ao esgotamento
Muitas pessoas relacionam a Síndrome de Burnout ao excesso de trabalho. No entanto, o fenômeno também pode estar ligado a um ambiente profissional tóxico. Reconhecida desde janeiro pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma doença laboral, o psiquiatra da Holiste Psiquiatria e instrutor de mindfulness, Dr. Kayo Barboza, explica que a condição está relacionada ao desgaste causado por situações de pressão e estresse contínuo no ambiente profissional, tanto físico quanto emocional.
“O termo burnout significa queimar por completo e é utilizado para se referir ao trabalhador que parou de funcionar por exaustão. A principal causa é o excesso de trabalho, mas também por ser ocasionada por um ambiente tóxico criado pelo clima organizacional e emocional existente na empresa. Os sintomas são físicos e emocionais e estão associados a quadros de depressão e ansiedade parcialmente ou totalmente incapacitantes”, detalha.
De acordo com o psiquiatra, qualquer profissão pode ser acometida por essa condição, mas as categorias que envolvem o cuidado com pessoas correm maior risco, como professores, policiais, bancários e profissionais de saúde. Um estudo realizado pela PEBMED, por exemplo, revela que 78% dos profissionais de saúde tiveram sinais de Síndrome de Burnout no período da pandemia.
Três sintomas da síndrome de esgotamento profissional
O psiquiatra separou os três sintomas mais comuns e que podem indicar que o trabalhador esteja passando por um quadro de esgotamento físico, emocional e mental causado pelo ambiente profissional, confira:
Exaustão física: Acontece quando o indivíduo percebe não possuir mais condições de despender a energia que o trabalho necessita para ser realizado. As principais causas da exaustão são a sobrecarga de atividades, mas é preciso estar atento porque conflitos pessoais e profissionais nas relações de trabalho também podem desencadear sintomas importantes.
Distanciamento emocional: Essa é uma tentativa do paciente de se defender da carga emocional criada pelo contato direto com o outro. Nesta etapa, podem surgir atitudes insensíveis em relação aos clientes ou colegas, podendo gerar ações marcadas pela frieza e, frequentemente, que ignoram o sentimento do outro. Apesar de difícil, é preciso compreender que este é um mecanismo de defesa de um profissional que está sobrecarregado.
Sentimento de Insatisfação: É muito comum o sentimento de insatisfação pessoal e profissional, associado à perda do prazer no trabalho e mesmo em atividades e hobbies que antes traziam alegria e satisfação ao indivíduo. É comum que esse sentimento venha acompanhado da síndrome do impostor, da sensação de incompetência e baixa autoestima.
A presença de um ou mais sintomas acende um alerta sobre a saúde mental. O estresse e a pressão podem até fazer parte do cotidiano de algumas profissões, mas não quando atreladas ao sofrimento. “A dica final é caso a pessoa esteja sentindo algum grau de sofrimento emocional por conta do trabalho, o desânimo para cumprir tarefas que antes eram simples, apatia, procure o apoio de um psicólogo ou psiquiatra”, finaliza Kayo Barboza.
Quando o assunto é saúde mental, a informação é o primeiro passo do tratamento. Para saber mais sobre o tema, acesse: https://holiste.com.br/
Sobre a Holiste
A Holiste é uma clínica de excelência em saúde mental, criada há 20 anos pelo médico psiquiatra, Dr. Luiz Fernando Pedroso, sediada em Salvador, Bahia, com atendimento nacional. Na sede principal, localizada em Salvador, funcionam os serviços ambulatorial e de internamento psiquiátrico. A estrutura da clínica conta, ainda, com o Hospital Dia (destinado à ressocialização do paciente) e com a Residência Terapêutica (moradia assistida para pacientes crônicos), dispondo sempre de estrutura e tecnologia de ponta.
A instituição conta com mais de 200 profissionais, um corpo clínico composto por médicos psiquiatras, psicólogos, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, nutricionista, gastrônoma, dentre outros, com vasta experiência em tratamento de transtornos relativos à saúde mental. Para conhecer mais sobre os serviços da Holiste, acesse o site www.holiste.com.br.