O papel da assessoria de imprensa no crescimento de startups
Ideias e serviços inovadores, mas com pouco acesso ao público final ou investidores. O serviço de assessoria de imprensa contribui para impulsionar o desenvolvimento de novas empresas em um mercado cada vez mais competitivo
Ideias inovadoras que antes não chegavam ao grande público, hoje angariam milhões de dólares para serem colocadas em prática. Há ainda uma demanda por novos serviços e investidores disponíveis a inserir capital em startups originais, com capacidade de crescimento e de geração de lucro, claro.
Ainda há, neste panorama, futuros consumidores disponíveis a pagar por serviços que, nem eles mesmos sabiam que necessitavam. Contudo, como fazer com que a sua “grande ideia” chegue ao público-alvo, sejam eles investidores ou usuários finais? Se toda loja tem uma vitrine, que é o primeiro contato do comprador com o objeto de desejo, as startups contam com vitrines ainda maiores e de maior alcance, os veículos de comunicação em massa.
No entanto, grandes mídias não se interessam apenas por serviços, mas sim por histórias, personagens e nesse aspecto a presença de uma assessoria de imprensa é um grande catalisador para a exposição positiva em revistas, jornais, portais, blogs e emissoras de televisão. Os meios de comunicação estão abertos e anseiam por grandes inovações, mas é preciso saber a melhor maneira de fazê-los, entre milhares de sugestões de pautas, dar atenção a uma potencial grande matéria.
A Assessoria de Imprensa é a responsável por identificar a maneira mais assertiva de vender os serviços de uma startup que, muitas vezes tem um grande potencial de expansão, mas que fica restrito para um pequeno grupo de familiares e amigos dos próprios empreendedores. É uma equação simples: se quer vender algo, exponha, coloque na vitrine.