tropico comunicação
Categorias
  • Beleza
  • Blog
  • Comunicação
  • Construção
  • Cosméticos
  • Cultura
  • Educação
  • Esportes
  • Finanças
  • flipbook
  • Imobiliário
  • Indústria
  • Marketing
  • Moda
  • Negócios
  • Saúde
  • Segurança
  • Sem categoria
  • Tecnologia
  • Urbanismo
  • Viagem&Turismo
© Trópico Comunicação | Assessoria de Imprensa, Comunicação e Inbound Marketing
logo dark logo light logo
Trópico Comunicação - 20 Anos
  • Home
  • Quem Somos
  • Serviços
  • Clientes
  • Blog
  • Releases
  • Contato
logo
  • Home
  • Quem Somos
  • Serviços
  • Clientes
  • Blog
  • Releases
  • Contato
mobile-logo
  • Home
  • Quem Somos
  • Serviços
  • Clientes
  • Blog
  • Releases
  • Contato
Trending News
  • Sua empresa está preparada? Reforma Tributária começa a ser testada em junho
  • Educação Infantil: o alicerce do desenvolvimento humano
  • Conexão ABESE em Fortaleza aborda regulamentação, reforma tributária e o futuro do setor de segurança eletrônica
HomeFinançasSerá que o futuro do trabalho precisa mesmo ser híbrido?

Será que o futuro do trabalho precisa mesmo ser híbrido?

Finanças / Tecnologia
219 Views
13 de outubro de 2022
by: Redação Trópico
0

Será que o futuro do trabalho precisa mesmo ser híbrido?

Por Mauro Inagaki, fundador e CEO da b2finance*

Há alguns dias, me deparei com uma notícia que chamou a minha atenção: uma matéria que falava sobre uma carta que colaboradores da Apple escreveram contra o retorno do trabalho presencial. Depois de um longo período, a gigante da tecnologia anunciou um plano em que convocava seus funcionários para irem três dias por semana ao escritório.

Após a leitura, o que me veio à cabeça foi: “independente da empresa que seja, será que é necessário fazer as pessoas irem aos escritórios, desperdiçarem um tempo precioso se elas rendem mais e trabalham mais felizes no conforto dos próprios lares?”

Em busca de algumas respostas que ilustrassem aquela decisão, descobri que, em 2020, de acordo com uma notícia da ONU, o trabalho remoto era uma opção para apenas 3% dos trabalhadores na América Latina. Atualmente, esse número está entre 20% e 30%. Se analisarmos apenas o Brasil, dados de Busca Google 2019 vs. 2021 indicam que o número de pessoas que buscam postos de trabalho remoto aumentou 340% nos últimos dois anos.

Como você pôde perceber, a carta que eu mencionei no início do texto faz todo sentido. Principalmente, porque os indicadores servem como parâmetro para entendermos que o comportamento do ser humano mudou de 2020 para cá e, consequentemente, a forma de pensar o trabalho também.

Embora essa discussão seja muito recente e que muita água há de passar por debaixo dessa ponte, acredito que, após dois anos de experiências, não dá mais para pensar o futuro do trabalho sem considerar a qualidade de vida dos nossos colaboradores.

Na empresa que eu fundei, estamos 100% remotos. Temos um escritório de apoio e que utilizamos para reuniões e encontros pontuais. “E a produtividade, Mauro?” Aumentou. Mas esse nem é o ponto principal.

Os relatos são a parte mais gratificante. Uma de nossas colaboradoras pôde visitar a família em Portugal e continuou trabalhando alguns dias antes de aproveitar as tão esperadas férias. Ou seja, nem precisa ser home office. Aqui, nós chamamos de anywhere office. Cada um trabalha de onde preferir e tudo bem.

Pessoas que antes gastavam quase duas horas no deslocamento até a empresa, agora podem passar mais tempo com os filhos, fazer um curso, ir para a academia ou realizar tarefas de casa ou simplesmente dormir um pouco mais.

O IT Investment Trends, IDC Latin America Analysis 2008 – 2020 aponta que empresas que se propõem a possibilitar experiências que levem em consideração não apenas o crescimento e o comprometimento, mas também o bem-estar podem ter resultados muito positivos. Entre os benefícios, 43% dos trabalhadores aumentam a produtividade e 41% se tornam mais leais às empresas.

Apesar de ser desafiador, nós temos a tecnologia a nosso favor. Soluções em nuvem, Inteligência Artificial, videochamadas, workspaces que permitem reunião de equipes e, no caso da empresa que fundei, temos nosso próprio espaço no metaverso. Por lá já fizemos o relançamento da nossa marca, assinamos contrato, fazemos reuniões e o mais importante: encurtamos distâncias para que, mesmo longe, estejamos sempre perto uns dos outros.

Como gestores, precisamos olhar para esse novo momento como uma oportunidade de recriar os métodos de trabalho. É de grandes transformações como a que estamos vivendo que podemos repensar nossas práticas para que tenhamos mais qualidade de vida.

Agora que você sabe um pouco mais sobre esse assunto tão falado nos últimos anos, compartilhe comigo a sua opinião nos comentários. Que esse exercício traga boas ideias.

Sobre o autor: *Mauro Inagaki é fundador e CEO da b2finance. Possui ampla vivência empreendedora e acumula conhecimentos na área de gestão empresarial e gestão de pessoas. Movido a inovação e tecnologia, é um profissional com mais de vinte anos de experiência nas áreas de auditoria, contabilidade, processos empresariais e projetos com grandes companhias do mercado.

Share With:
Rate This Article
Previous Article
São Roque recebe evento com atraçõ...
Next Article
É hora de brincar: Psicóloga alert...
Related Articles

Sua empresa está preparada? Re...

Conexão ABESE em Fortaleza abo...

Alarmtek anuncia Danilo Guilhe...

Mais Lidos
Indústria / Tecnologia / Urbanismo

Reciclagem de lixo eletrônico cresce em 2023, mas ainda opera abaixo da capacidade

7 de fevereiro de 2024
Categorias
  • Beleza
  • Blog
  • Comunicação
  • Construção
  • Cosméticos
  • Cultura
  • Educação
  • Esportes
  • Finanças
  • flipbook
  • Imobiliário
  • Indústria
  • Marketing
  • Moda
  • Negócios
  • Saúde
  • Segurança
  • Sem categoria
  • Tecnologia
  • Urbanismo
  • Viagem&Turismo
tropico comunicacao
tropico comunicacao
Associada Abracom
Fale Conosco!

[email protected]
Fale Pelo WhatsApp
Tel: (11) 2097-3425

Últimas Postagens
Sua empresa e...
20 de maio de 2025
Educação Infa...
19 de maio de 2025
Conexão ABESE...
19 de maio de 2025
Receba Nossa Newsletter
Siga-nos no Instagram
…
By OOS

© Trópico Comunicação – Assessoria de Imprensa