Sérum ou Óleo capilar? Especialista explica as diferenças
A coordenadora técnica da Yamá Cosméticos, Marisa Russo, ensina quando e como utilizá-los para extrair os benefícios de cada um
Nas prateleiras das perfumarias existem diversas opções de óleos e séruns capilares que prometem cabelos bonitos e hidratados, mas será que esses produtos servem para a mesma coisa? Marisa Russo, coordenadora técnica da Yamá Cosméticos, explica que – apesar das semelhanças – eles são diferentes e podem contribuir com a saúde dos fios quando utilizados da maneira certa.
“É comum que tanto os óleos capilares quanto os finalizadores, venham em embalagens semelhantes e é por isso que muitas pessoas acabam confundindo os dois. Ambos são benéficos para as madeixas e de maneira nenhuma vão prejudicar a beleza e a saúde dos fios, mas usando da maneira certa é possível extrair o máximo de benefícios de cada um e alcançar resultados melhores”, indica.
O que são óleos capilares?
Os óleos capilares fazem parte da rotina de cuidados capilares há séculos. Como o nome diz, são substâncias naturais que, normalmente, são extraídas de plantas, flores e frutas. No cronograma capilar, o óleo é utilizado para realizar a reposição lipídica na etapa da nutrição dos fios, importante para combater o ressecamento, a falta de brilho e diminuir o frizz.
Para Marisa Russo, os óleos são produtos coringas, pois podem ser utilizados de inúmeras maneiras: na umectação, na nutrição dos fios, na finalização e no dia a dia para ajudar a alinhar os fios, sobretudo, as pontas duplas. No entanto, é preciso atenção para não confundir os óleos capilares com os protetores térmicos, utilizados antes do secador e da chapinha.
“Os óleos são multifuncionais e importantes aliados para o cuidado com os fios. O óleo de Avocado da linha Yamá Hair Food, por exemplo, é ótimo para reparar a fibra capilar e as pontas secas. Já o Hair Food Coconut – que utiliza o famoso óleo de coco -, garante umectação intensa. Menos conhecido, o óleo de Papaya da mesma linha contém vitaminas A, B e C, proteínas e aminoácidos essenciais as madeixas com mais leveza e movimento. São inúmeras opções de óleos disponíveis, basta escolher”, detalha.
O que é um sérum capilar?
Diferentes dos óleos, os séruns são compostos superconcentrados e de rápida absorção de diferentes ativos, que podem ser combinados para diferentes tipos de tratamento. A coordenadora técnica da Yamá Cosméticos, no entanto, destaca que a formulação não é melhor ou pior do que os óleos capilares, mas que beneficia muito o tratamento de fios mais fragilizados por processos químicos e descolorações, por exemplo.
“Por conterem uma concentração maior de ativos, os séruns são aliados para o tratamento de fios fragilizados. Para cabelos loiros, o Blond Repair da linha Yamá Beauty conta com a tecnologia Bio Restore, vitamina C e ativos vegetais capazes de recuperar o aspecto brilhante, macio e saudável dos fios. Já o Sérum Finalizador Liss Repair da Yamá Beauty é ideal para cabelos lisos, alisados ou relaxados, conferindo reparação da fibra capilar e efeito liso prolongado”, aponta.
Sérum ou óleo capilar: qual o melhor?
Cuidar dos fios enquanto se está na correria do dia a dia é um desafio, mas tanto os óleos capilares quanto os séruns são extremamente úteis e eficazes nessa tarefa. Pequenos e práticos, cabem na bolsa, mas possuem uma quantidade gigantesca de ativos e tecnologias. Para a cabeleireira Marisa Russo, o ideal é combinar os dois em uma rotina de tratamento, basta adequar os produtos às necessidades de cada pessoa.
Para mais informações sobre os óleos capilares da linha Yamá Hair Food e os Séruns da linha Yamá Beauty, acesse o site: www.yamacosmeticos.com.br