Setor Aeroportuário: como alcançar mais eficiência com videomonitoramento
Por Francisco Rodriguez, Gerente de Serviços Profissionais da Axis Communications
Milhares de pessoas costumavam se reunir diariamente em aeroportos, porém, esse setor foi um dos mais afetados pela pandemia globalmente. Em 25 de março de 2019 foram registradas mais de 169 mil aeronaves cruzando o céu em todo o mundo. Por sua vez, em 25 de março de 2020 foram pouco mais de 94 mil. Apesar desses dados, 2021 é o ano da reativação desse setor, estima-se que os voos regulares para a América Latina devem ultrapassar os níveis pré-pandêmicos, em comparação com o mesmo período de 2019. Estes números são animadores para a aviação, mas representam também um desafio ao nível da eficiência operacional, uma vez que é cada vez mais importante garantir um bom serviço para prevenir não só os riscos para a segurança, mas também para a saúde.
O valor da tecnologia de vídeo
Embora a recuperação completa ainda não chegue em 2021, sabemos que o ano marcará o crescimento da aviação. A inclusão entre as atividades essenciais colaborou para que os aeroportos não fechassem as portas durante o auge da pandemia, assim como a decisão das autoridades por integrar soluções de vídeo e áudio em rede, somadas aos recursos de análise inteligente, que tornaram o serviço mais eficiente e seguro.
Na Axis conseguimos adaptar as soluções de vigilância IP a essas necessidades, agregando novos objetivos: além das imagens para a revisão de terceiros, somamos a possibilidade de detectar situações de risco por meio da recepção de áudio, evitando perdas no rastreamento de pacotes e aumentando a eficiência do serviço, entre diversas outras aplicações. A proposta do sistema de monitoramento eletrônico ainda inclui manter as 7 zonas estratégicas de todo aeroporto sob vigilância:
- Entradas e saídas
- Passaporte e verificações de segurança
- Balcões de check-in
- Áreas comerciais e de estacionamento
- Perímetros do aeroporto
- Carregando áreas
- Pistas e áreas de taxiamento
A reativação do setor ainda depende da atração de passageiros, companhias aéreas, varejistas e investidores, para isso, será necessário transformar esta atividade em uma experiência segura e atrativa para todos. Cada um dos grupos que trabalham para tornar um aeroporto seguro, eficiente e rentável tem necessidades específicas e, por isso mesmo, é imprescindível disponibilizar ferramentas com o máximo de aproveitamento e potencializar os resultados combinando-as com o valor agregado das soluções
Como funciona a vigilância por vídeo nos aeroportos?
Os aeroportos são áreas de importante valor para o setor de transportes – tanto de pessoas como de cargas – portanto, é fundamental limitar os riscos através da implementação das mais recentes soluções tecnológicas para assegurar a proteção e eficiência, adicionando inteligência e informações que permitam a análise de dados para fundamentar decisões estratégicas. As soluções representam uma oportunidade de melhoria, pois permitem o monitoramento das áreas internas e externas, minimizam custos e maximizam a eficiência.
Em estações aeroportuárias, as plataformas de vídeo em rede agregam diversos aplicativos que funcionam de maneira multifuncional para melhorar a segurança e as operações de um aeroporto. Este tipo de tecnologia pode reconhecer e identificar alvos mesmo com pouca luz ou escuridão total. As imagens, integradas aos recursos de análise inteligente, oferecem o suporte para um sistema de controle capacitado e pronto para que os principais protocolos de prevenção ou reação estabelecidos pelas forças de segurança sejam colocados em prática.
Nas áreas que exigem maior segurança e atenção, como as de fiscalização por scanner, o uso de videovigilância eletrônica, registra usuários, equipes e até mesmo guardas – evitando atos impróprios, como o abuso de autoridade, roubos, vandalismo e outras atividades que possam violar as garantias individuais dos usuários. Outra vantagem que as soluções oferecem é que, por meio do monitoramento ao vivo, é possível enviar informações aos operadores aeroportuários para agilizar os protocolos de acesso, desde o monitoramento de serviços em solo e bagagem até o monitoramento e fluxo de pessoas.
Uma instalação de segurança eletrônica que inclui não apenas vídeo, mas som e análise inteligente, permite o monitoramento efetivo e com ótimo custo-benefício de áreas internas e externas, como entradas e saídas, com soluções como vídeoporteiro IP. Controles de segurança e passaporte, balcões de check-in, áreas comerciais, estacionamentos, áreas de carga, pistas e zonas de taxiamento também se beneficiam da tecnologia em rede. Os sistemas de vídeo estão abrindo novas fronteiras para múltiplas indústrias, porém, aeroportos são onde a importância de detectar riscos potenciais e maximizar o próprio desempenho se mostram essenciais. Deste modo, o videomonitoramento em rede reflete um passo importante na superação dos desafios enfrentados pelos aeroportos globalmente.
Para saber mais detalhes sobre como a aviação e os aeroportos estão se beneficiando do videomonitoramento em rede à prova de futuro, acesse: https://bit.ly/3zw3vUT