Tecnologia de videomonitoramento para impulsionar a eficiência operacional em aeroportos
Por Gláucio Silva, Gerente Nacional de Vendas da Axis Communications
Enquanto os departamentos de segurança se preparam para o desafio que a alta capacidade traz, há uma pressão econômica associada à execução de uma operação aeroportuária eficiente e eficaz. Para aeroportos com visão de futuro, longe da percepção de que o sistema de câmeras de rede é simplesmente um centro de custo, há uma percepção de que é uma plataforma para crescimento. Além de sua função vital de monitoramento, as câmeras podem aumentar a eficiência, a lucratividade e, contra o recente lembrete de longas filas, também podem ajudar a melhorar a experiência do cliente, uma etapa vital para garantir ocupação de longo prazo.
A oportunidade para os departamentos de segurança
Há uma mudança de paradigma em relação às câmeras de rede atuais; em vez de serem receptores passivos, a câmera com os algoritmos de IA são capazes de reunir e analisar dados. Eles também podem fornecer resultados tangíveis, como alertas e integração com dispositivos mais amplos, incluindo sistemas de mensagens visuais. A câmera IP é o sensor definitivo. Se a câmera pode vê-lo, os algoritmos de AI/Deep Learning podem analisá-lo. O benefício para os departamentos de segurança, como principais interessados no sistema de vigilância, é que eles têm um papel cada vez mais importante a desempenhar para agregar maior valor a um aeroporto, aumentando a cobertura das câmeras.
Aumentando a eficiência operacional, a tecnologia de vigilância pode melhorar o tempo de parada da aeronave, otimizando a eficácia da equipe e fornecendo dados para melhorar os sistemas operacionais existentes. Isso também criará uma operação mais sustentável, diminuindo o uso de combustível e reduzindo a pegada de carbono. Diminuir os tempos de espera e aliviar o estresse dos gargalos melhorará a experiência do cliente, enquanto os dados da câmera também podem melhorar o marketing em lojas de varejo e hotelaria, ajudando a impulsionar as vendas e a lucratividade.
Monitoramento de perímetro seguro e eficiente para pontos de entrada e saída
O uso de análises de câmeras para entender o fluxo de tráfego de veículos dentro e fora do aeroporto, incluindo períodos de maior movimento, diminuirá o congestionamento e melhorará a experiência do cliente. A tecnologia de reconhecimento de placas de veículos garante segurança eficiente com tráfego de fluxo livre, combinada com vigilância para identificar e lidar rapidamente com quaisquer incidentes em zonas de desembarque que possam impedir o movimento fluido.
Enquanto isso, para melhorar o fluxo de passageiros por meio de conexões de transporte público, a tecnologia de contagem de pessoas fornece informações sobre o tráfego total, informando os processos para otimizar o fluxo nos horários de pico. A tecnologia também pode ajudar a entender a jornada do passageiro, garantindo que a rota que ele segue seja a mais rápida e fácil, e fazer melhorias de acordo.
A combinação de câmeras com mensagens de áudio e visual pode ajudar os motoristas a localizar vagas de estacionamento disponíveis, além de agregar dados para melhorar o fluxo de tráfego em um estacionamento. Os passageiros também querem ter certeza de que seu veículo estará seguro, e mensagens pré-gravadas ou mesmo ao vivo podem aumentar sua confiança na segurança.
Para os edifícios do terminal a tecnologia de contagem de pessoas fornece uma análise útil e, juntamente com a tecnologia de monitoramento de filas, os tempos de espera dos passageiros podem ser reduzidos e o planejamento da equipe pode ser otimizado.
O Queue Monitor fornece integração com alertas para gerenciamento de operações para uma resposta em tempo real, como abertura de novos balcões de check-in ou portões de verificação de segurança. Isso também pode ser combinado com mensagens visuais e de áudio aos passageiros para facilitar o fluxo e melhorar sua experiência enquanto viajam pelo terminal. Para resolução de gargalos de longo prazo, os dados analíticos podem ser usados para planejar melhor os recursos da equipe.
Embora o monitoramento ainda tenha um papel tradicional a desempenhar, como a segurança dos passageiros, ela também pode ser usada para manter as áreas de serviço e até mesmo no portão de embarque, câmeras podem ser usadas para analisar tendências como volume de passageiros com bagagem de mão ou assistência em cadeira de rodas, reunindo dados que podem melhorar a eficácia operacional.
Enquanto os passageiros se concentram em suas viagens, a equipe do aeroporto opera como uma equipe de pit-stop de carro de corrida para garantir que as atividades de reabastecimento, manuseio de bagagem, limpeza e alimentação sejam concluídas a tempo. A análise da câmera pode monitorar qualquer atraso que possa ser respondido em tempo real, reduzindo o potencial de atrasos e o efeito dominó para voos futuros. Esses dados também podem ser usados para melhorar a aplicação do acordo de nível de serviço com os contratados.