Unentel ultrapassa 5 mil salas de reuniões intermediadas durante a pandemia
Com o crescimento da demanda por soluções de videoconferência, a distribuidora superou as expectativas de crescimento para o setor em 2020
O crescimento do home office durante os primeiros meses de pandemia expandiu a base de usuários das salas de reuniões online. De acordo com a Gartner, os gastos globais do usuário final em webconferências este ano devem atingir US$ 4,1 bilhões, aumento de 24,3% em relação ao ano anterior. No Brasil, este novo hábito foi incorporado de vez por diversas empresas. A alta demanda fez disparar o crescimento da Unentel Distribuição, que desde o início da pandemia já colaborou com mais de 800 corporações na estruturação da comunicação por vídeo, através de uma rede de parceiros com capilaridade em todas as regiões do país.
Contudo, mesmo com o retorno gradual do trabalho presencial, a distribuidora comemora que as videoconferências se mantiveram ativas, mostrando que o investimento em dispositivos de áudio e vídeo em rede terão vida longa no ambiente corporativo. De acordo com o balanço disponibilizado pela Unentel, mesmo após a liberação do retorno gradual aos escritórios, foram mais de 5 mil salas de reuniões corporativas intermediadas.
De acordo com o vice-presidente executivo da companhia, Frederico Passos, os resultados são fruto de um posicionamento estratégico que elevou a competitividade da empresa frente os novos desafios impostos pela pandemia. “O fato é que a Unentel estava preparada para o atendimento da demanda crescentes do mercado brasileiro graças a um trabalho que começou muito antes, como a preparação dos profissionais, um grande estoque disponível, ofertas diferenciadas e modelos XaaS, além do suporte aos projetos de nossos revendedores”, explica.
Para 2021, a empresa prevê que as salas de reunião devem se consolidar nos novos ambientes corporativos – e não mais como uma ação emergencial – devido o aumento de produtividade no médio e longo prazo, com a redução de viagens desnecessárias e tempo perdido no trânsito das grandes metrópoles. A empresa estima que no mercado brasileiro já são mais de 250.000 profissionais impactados por devices intermediados pela Unentel e que devem continuar a usufruir do portfólio de soluções para escritórios híbridos e remotos.
A aposta segue às tendências publicadas pela Gartner, que estima que as reuniões presenciais devem perder espaço e representar apenas 25% dos encontros de trabalho até 2024. De olho na economia que a tecnologia proporcionou para empresas de diferentes portes durante o isolamento social, o home office e as tecnologias de áudio e vídeo em rede serão ferramentas de trabalho indispensáveis para profissionais daqui para frente, cada vez mais conectados.