4 orientações para obter sucesso na comunicação com o seu público-alvo
É fato que alguns influenciadores estão adquirindo mais seguidores do que as circulações de muitos jornais e revistas juntos. Os meios tradicionais não devem ser ignorados, isso porque eles contribuem para obter reconhecimento da marca e aumentar as conversões de forma mais ampla.
Ter um centro de conteúdo de excelência é o ponto de partida para uma comunicação bem-sucedida.
Aqui descrevo algumas orientações para obter sucesso na comunicação com o seu público-alvo.
Torne seu conteúdo pesquisável
Alinhe os esforços da sua Assessoria de Imprensa digital com as práticas de SEO. Para começar, é essencial que todo o conteúdo seja totalmente otimizado com palavras-chave de alto tráfego. Isso ajuda o Google a registrar que seu conteúdo é relevante para o público-alvo que você está segmentando.
Para a mídia online, o PR digital acrescenta a vantagem de aumentar as menções, comentários e resenhas. Isso também ajuda a aumentar os backlinks, o que ajuda a melhorar sua capacidade de atrair tráfego para sua página.
Influenciador de qualidade e contrato definido
O alcance do PR se expandiu além dos canais tradicionais. Hoje, existem versões online de todas as publicações favoritas. No entanto, com o atual aumento das fake news, algumas pessoas estão se voltando para as pessoas em quem “confiam”, isto é, os influenciadores que escolhem seguir em suas vidas cotidianas.
Enquanto a parceria com grandes influenciadores (que têm pelo menos 250k) pode estar fora do orçamento da sua empresa, existem centenas de micro-influenciadores (que têm um número entre 5k-25k), em várias áreas e que são muito interessantes.
Depois que você encontrar um influenciador que crie conteúdo de qualidade e esteja disposto a divulgar sua marca para os seguidores, é essencial definir um contrato para obter o maior retorno possível da parceria.
Acompanhe os objetivos digitais com a sua agência
Se sua equipe de PR publicar um artigo incrível em uma publicação de destaque e as pessoas compartilharem esse artigo com seu público pessoal e disserem coisas positivas, é sinal sua equipe de relações públicas obteve vitória.
É importante manter os objetivos de PR e marketing digital no mesmo caminho. Os canais de mídia social também oferecem a você a chance de compartilhar links rastreáveis no seu website. Você pode incluir esses links em frases de chamariz em seu conteúdo social orgânico ou em anúncios pagos que podem ser criados especificamente para trazer o tráfego de entrada para seu website.
Autoridade de domínio (DA)
A primeira coisa a verificar depois de executar sua campanha de PR é sua autoridade de domínio, para ver se as interações extras causaram o aumento da relevância de sua marca. Se os seus esforços foram bem-sucedidos, você deve ver muitos novos backlinks de mídias, influenciadores e parceiros em seu caminho. O Digital PR deve sempre levar a uma inclinação no seu DA. Caso contrário, você precisará ajustar suas estratégias rapidamente.
Verifique a guia “Aquisições” do Google Analytics para ver de onde seus links de referência estão vindo. Isso ajuda a vincular suas menções de marca e links a todas as referências reais que você adquiriu.
Em Aquisições, você também pode ver se outros meios de comunicação estão falando sobre você. A partir daí, você pode entrar em contato, formar uma conexão e, potencialmente, construir um relacionamento para mais conteúdo no futuro.