O que levar em consideração nos planejamentos de assessoria de imprensa durante a pandemia de COVID-19?
Com a pandemia da COVID-19, empresas de diversas áreas e tamanhos precisaram reavaliar os planos de negócios, mas será que isso inclui os planejamentos de assessoria de imprensa?
Estratégias de assessoria de imprensa que funcionavam para as marcas há cinco meses podem não ser eficazes hoje. A chave para sobreviver e prosperar durante a crise é a flexibilidade e a vontade de se adaptar às novas formas de fazer negócios.
Na última década o papel dos profissionais de assessoria de imprensa passou da distribuição de press releases e da divulgação em massa para uma abordagem mais refinada e direcionada, focada na narrativa e liderança de pensamento.
Como as empresas em conjunto com as suas agências de assessoria de imprensa devem enfrentar a pandemia?
Aqui estão algumas sugestões:
Evite press releases que não são absolutamente essenciais no momento
Com a grande parte do mundo em pânico no momento, qualquer iniciativa de comunicação que não mencione a COVID-19 corre o risco de parecer insensível àqueles que estão lidando com a crise. Um comunicado de imprensa extremamente comercial pode ser prejudicial para a reputação de uma empresa.
Clientes em potencial querem ouvir histórias de pessoas reais mais do que desejam ler citações diversas espalhadas sem rumo por dezenas de sites e publicações. Um especialista em assessoria de imprensa ajuda as marcas a estarem presentes na mídia de maneira estratégica, enfatizando a transparência e promovendo o elemento humano.
Concentre-se em seus clientes
Manter-se relevante para seu público-alvo é fundamental o tempo todo e mais importante ainda é pensar no que seus clientes estão passando. Coloque-se no lugar deles e fique hiperfocado nas necessidades deles. Desenvolva conteúdo on-line educacional que atenda diretamente às suas preocupações.
Líderes comunitários
Se sua empresa ou organização ainda não investiu em sua comunidade local, agora pode ser um bom momento para pensar nisso. É hora de dobrar esses esforços, encontrando organizações comunitárias que poderiam usar sua ajuda durante a crise.
Promova suas boas ações na imprensa e nas mídias sociais, mas peça à organização que se beneficia de sua generosidade que assuma a liderança nessa promoção. Construir relacionamentos positivos com a comunidade local e seu setor por meio de apoio financeiro, trabalho voluntário e iniciativas de liderança de pensamento deve fazer parte de sua estratégia de relações públicas nos bons e nos maus momentos.
Atenção às redes sociais
Invista nas iniciativas on-line. Desenvolva conteúdo educacional para o seu site que você pode promover nas mídias sociais. Altere as descrições de seu perfil no LinkedIn, Instagram, Facebook e Twitter para aumentar a visibilidade e se tornar mais ativo nas mídias sociais.
Com tantas pessoas trabalhando em casa, muitas estão mais tempo nas mídias sociais atualmente. Compartilhe e comente sobre o conteúdo que é relevante para sua comunidade e setor – ao mesmo tempo, você criará uma sequência que poderá ser benéfica para seus negócios no futuro. Além disso, considere promover seu conteúdo on-line com publicidade em mídia social.
Liderança de pensamento
Se você deseja ser reconhecido como um especialista em seu setor, um bom começo é selecionar um tópico sobre o qual você gostaria de escrever ou falar e apresentá-lo à imprensa. A ressalva aqui é apenas se posicionar como especialista em algo em que você é realmente especialista. Resista ao desejo de tirar proveito da crise global apenas para obter alguma publicidade. As pessoas podem identificar a diferença entre alguém que está apenas procurando atenção da mídia e alguém que realmente tem ideias de especialistas para compartilhar.
Considere as seguintes perguntas ao desenvolver uma estratégia de liderança de pensamento:
Que soluções exclusivas você tem para as empresas do seu setor?
Como sua experiência pode aliviar os medos das pessoas?
Como você pode liderar sua comunidade na crise?
O tópico precisa ser educacional e relevante para a mídia que você está lançando; não o deixe aparecer como um anúncio. Tente identificar um tema que lide com um desafio ou resolução de problema que é importante para seus clientes.