Rede de Educação Missionárias Servas do Espírito Santo promove educação e segurança alimentar para crianças em situação vulnerabilidade
A Rede mantém três centros educacionais pelo Brasil e faz a diferença na vida de 294 famílias
Segundo o IBGE, a insegurança alimentar era realidade em 27,6% dos lares no país em 2023, representando um total de 64 milhões de brasileiros sem pleno acesso a alimentos. A pesquisa destaca que crianças são um dos grupos mais vulnerabilizados, mais de um terço (37,4%) dos menores de 0 a 4 anos vivem sob essas condições. Apesar de ser um problema crônico e que exige muitas medidas para erradicar a fome no Brasil, ajudar essas famílias é essencial.
A Rede de Educação Missionárias Servas do Espírito Santo reafirmou seu compromisso com a educação transformadora e a cidadania solidária no ano de 2023. Com ações que vão além do ensino acadêmico, a instituição atuou fortemente na promoção da dignidade humana, acolhimento social e desenvolvimento integral de crianças, jovens e suas famílias.
Educação de excelência com responsabilidade social
Composta por quatro colégios tradicionais e três centros educacionais focados em crianças em situação de vulnerabilidade, a Rede beneficia milhares de estudantes e famílias em várias regiões do Brasil. A integração entre tradição e inovação pedagógica é um diferencial das unidades, que utilizam tecnologias como o Google for Education e metodologias ativas para estimular o protagonismo estudantil. No último ano, mais de 3.300 bolsas sociais e sindicais foram concedidas, representando um investimento de R$ 9,6 milhões na democratização do ensino.
Apoio às comunidades em situação de vulnerabilidade
Os centros educacionais da Rede oferecem educação infantil em período integral, associada ao cuidado com a saúde e alimentação, impactando positivamente famílias em contextos de vulnerabilidade social. Em 2023, mais de 315 mil refeições foram servidas, e iniciativas de acolhimento estenderam-se a pais e responsáveis, que recebem suporte emocional e encaminhamentos para serviços essenciais.
Projetos missionários e impacto juvenil
A Rede promoveu, em 2023, a quarta edição do projeto “Missão sem Fronteiras”, reunindo 108 jovens para ações de solidariedade e formação cidadã no Rio de Janeiro. Sob o tema “Pão partilhado, amor multiplicado”, a iniciativa destacou o protagonismo juvenil na construção de um mundo mais justo e inclusivo. Além disso, projetos como o “Dia sem Sapatos” e campanhas de arrecadação mobilizaram comunidades escolares e resultaram em doações significativas para diversas instituições.
Inclusão e suporte a migrantes
O Centro de Integração do Migrante, gerido pelas Missionárias Servas do Espírito Santo, ampliou suas atividades em 2023, atendendo cerca de 3.000 pessoas de 20 nacionalidades. Com cursos, apoio emocional e iniciativas culturais, o espaço reforça a integração social e a luta por direitos humanos.
Com uma abordagem educativa centrada nos valores cristãos, a Rede de Educação continua sua missão de formar cidadãos conscientes e compassivos, promovendo mudanças concretas em comunidades e fortalecendo o compromisso com um futuro mais solidário e sustentável.
“Por meio da educação, a nossa rede quer contribuir com a construção de um mundo mais justo, sustentável e fraterno. O combate à fome e à pobreza é uma tarefa de todos nós, e buscamos fazer o melhor para fazer a diferença na vida dessas famílias. Além do cuidado em tempo integral, que permite com que as mães trabalhem com tranquilidade, nosso trabalho inclui uma das ações mais urgentes: a promoção da segurança alimentar, fundamental para o desenvolvimento saudável e para um futuro com mais oportunidades”, finaliza Clarice Aparecida Monreal, Coordenadora de desenvolvimento social da rede de educação missionária Servas do Espírito Santo