Alunos do Colégio Sagrado Coração de Jesus conquistam ouro na Olimpíada Nacional de História do Brasil
Neste fim de semana, os alunos Marina, Isabel e Daniel, da 2ª série do Ensino Médio do Colégio Sagrado Coração de Jesus, em Belo Horizonte, fizeram história ao conquistar o ouro na fase final da Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB). A equipe “Discípulas de Pagu: o retorno”, orientada pelo coordenador pedagógico Fernando Miranda, brilhou entre mais de 51 mil equipes participantes de todo o país. A conquista reafirma a excelência acadêmica do colégio e o compromisso com a formação de estudantes críticos e engajados.
A trajetória da equipe vencedora começou em maio, quando deram início a uma jornada desafiadora composta por sete etapas, sendo seis delas realizadas de forma remota. Na última fase, que ocorreu presencialmente em Campinas, 340 equipes de todo o Brasil disputaram a tão cobiçada medalha de ouro. O resultado é fruto de muito esforço e dedicação, destacando-se ainda mais ao se considerar que apenas 17 equipes, ou 0,03% do total, alcançaram o ouro.
O time vitorioso contou também com a participação da aluna Giovana, atualmente em intercâmbio, e foi fortemente apoiado pela professora de História, Fabíola. A conquista não é apenas uma vitória para os alunos, mas também para a instituição, que tem no seu histórico o sucesso de ex-alunos como Eduardo, ouro em 2023, que hoje estuda na Unicamp através da vaga olímpica conquistada no mesmo concurso.
Além de expandir o conhecimento e o repertório cultural, as olimpíadas e concursos de conhecimento abrem portas significativas para os estudantes, como vagas em renomadas universidades. Essa vitória é um marco que inspira toda a comunidade escolar a continuar investindo na educação de qualidade e no desenvolvimento de cidadãos conscientes e atuantes.