Como a tecnologia de Controle de Acesso tornou-se prioridade para instituições de ensino
De olho na segurança e agilidade na entrada dos estudantes, cada vez mais escolas e universidades investem em inovação
A segurança é uma das principais preocupações de gestores e diretores de unidades educacionais. É preciso cuidar para que pessoas não autorizadas entrem no espaço, mas sem que isso gere uma aglomeração na hora da entrada, uma vez que na rua os estudantes estão vulneráveis. Para solucionar esta equação, cada vez mais instituições de ensino básico e superior investem na tecnologia de controle de acesso como uma ferramenta indispensável para a proteção de alunos e funcionários.
Para Paulo Santos, diretor da ASSA ABLOY Controle de Acesso, o interesse das instituições de ensino aumentou nos últimos anos motivado pela possibilidade de integrar a tecnologia em outras tarefas do dia a dia, se valendo da análise de dados em tempo real, elaboração de relatórios e outros recursos para promover um atendimento mais humanizado para os estudantes.
“No caso das escolas, é muito importante manter um cuidado atencioso com os alunos. A tecnologia permite, por exemplo, controlar a frequência e através dos relatórios produzidos pelo sistema e perceber muito rapidamente se, por exemplo, um estudante faltou por três dias seguidos ou está faltando toda terça-feira. Isso permite entrar em contato, conversar com a família e entender o que está acontecendo para auxiliar o desenvolvimento e fortalecer a relação com a instituição”, destaca.
Neste desafio de equilibrar segurança e acolhimento, algumas ferramentas podem auxiliar as unidades educacionais. A começar pela entrada, as catracas com leitor facial são uma escolha certeira e com uma alta taxa de retorno sobre o investimento. O leitor facial VF-10K2FP da ASSA ABLOY, por exemplo, consegue identificar a face de até 10 mil usuários com alta confiabilidade e alto desempenho. Além disso, também funciona através de impressões digitais e até modos de verificação híbridos.
No entanto, às vezes a arquitetura e a infraestrutura digital é um problema para algumas unidades educacionais. Pensando nisso, APERIO, solução de controle de acesso da ASSA ABLOY, oferece uma maneira simples e eficiente de integrar dispositivos de controle de acesso sem fios a sistemas de segurança existentes, permitindo a gestão de portas de forma centralizada, com a flexibilidade de operar sem a necessidade de fiação adicional, o que a torna uma solução ideal para salas de aula e armários.
“Além de trabalhar constantemente para desenvolver uma cultura de paz e segurança no ambiente escolar ou universitário, é importante que os gestores busquem soluções que realmente tenham impacto positivo no controle de acesso. A boa notícia é que a tecnologia evoluiu a ponto de conseguir atender até a falta de infraestrutura tecnológica que antes era um impeditivo em empreendimentos mais antigos”, conclui Paulo Santos.
Para conhecer as soluções da ASSA ABLOY Controle de Acesso para escolas e universidades, acesse: www.assaabloy.com.br
Sobre a ASSA ABLOY Controle de Acesso
A ASSA ABLOY Controle de Acesso é uma empresa de tecnologia que atua há mais de vinte anos desenvolvendo barreiras físicas, soluções de controle de acesso e sistemas integrados de alta segurança. Com atuação global e os melhores canais de distribuição, integração e instalação do mercado, a ASSA ABLOY Controle de Acesso tem o compromisso de entregar a melhor solução para os projetos de seus clientes e parceiros.