Fotografia eleva a autoestima de pacientes psiquiátricos
No Hospital Dia da Holiste Psiquiatria, a fotografia está ajudando pessoas com transtorno mental a retomarem o autocuidado
O Hospital Dia da Holiste Psiquiatria, em Salvador, recebe pessoas com transtornos mentais para um trabalho de reabilitação e suporte psicoemocional. Na última semana, a rotina dos pacientes mudou com o projeto “Divirta-se”, que recebeu a fotógrafa Manuela Azevedo para retratar os integrantes. A atividade repercutiu significativamente na autoestima dos pacientes, que se produziram para esse momento e criaram expectativas para o resultado final.
“Geralmente, pacientes psiquiátricos apresentam um comprometimento na autoimagem, o que reflete diretamente na autoestima, eles não possuem uma percepção de si, justificando uma negligência no seu cuidado pessoal e, consequentemente, na sua aparência física. O ato de ser fotografado teve um efeito terapêutico importante, intervindo diretamente na questão da autoimagem, acionando conteúdos relacionados ao autocuidado, beleza, percepção de si e cuidado com o corpo”, explica Livia Brandão, terapeuta ocupacional e coordenadora do Hospital Dia da Holiste Psiquiatria.
Durante a sessão de fotos, os pacientes foram convidados a perceberem o próprio corpo, posando para o retrato e para o olhar do outro. De acordo com a profissional, a partir da ação terapêutica, os “modelos” se sentiram estimulados e confiantes. Apesar de divertido, a iniciativa faz parte de uma rede de cuidados integrados realizados pela equipe multidisciplinar do Hospital Dia da Holiste, que possui um eixo de tratamento específico para abordar a relação do indivíduo com o próprio corpo e como isso afeta a saúde mental.
Quando o assunto é saúde mental, a informação é o primeiro passo do tratamento. Para saber mais sobre o tema, acesse: https://holiste.com.br/
Sobre a Holiste
A Holiste é uma clínica de excelência em saúde mental, criada há 20 anos pelo médico psiquiatra, Dr. Luiz Fernando Pedroso, sediada em Salvador, Bahia, com atendimento nacional. Na sede principal, localizada em Salvador, funcionam os serviços ambulatorial e de internamento psiquiátrico. A estrutura da clínica conta, ainda, com o Hospital Dia (destinado à ressocialização do paciente) e com a Residência Terapêutica (moradia assistida para pacientes crônicos), dispondo sempre de estrutura e tecnologia de ponta.
A instituição conta com mais de 200 profissionais, um corpo clínico composto por médicos psiquiatras, psicólogos, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, nutricionista, gastrônoma, dentre outros, com vasta experiência em tratamento de transtornos relativos à saúde mental. Para conhecer mais sobre os serviços da Holiste, acesse o site www.holiste.com.br.