Março Lilás/ Aline Campos – Psicóloga destaca a importância do suporte emocional no enfrentamento do câncer de colo do útero
Assim como outubro e novembro são marcados por campanhas de conscientização sobre a saúde da mulher e do homem, março também tem uma iniciativa importante: o Março Lilás, dedicado à prevenção e combate ao câncer de colo do útero. Embora ainda pouco divulgado, esse tipo de câncer é o terceiro tumor maligno mais frequente entre mulheres no Brasil e a quarta maior causa de morte feminina por câncer.
A conscientização sobre essa doença é essencial, pois, em muitos casos, pode ser evitada. Recentemente, a influenciadora digital Aline Campos (@soualinecampos no Instagram) compartilhou em suas redes sociais que precisou passar por uma cirurgia para remover uma lesão pré-cancerígena causada pelo HPV. Em seu vídeo, Aline ressaltou a importância da prevenção e reforçou que o vírus do papilomavírus humano (HPV) é altamente comum e, muitas vezes, silencioso. Ela destacou que, além da necessidade de tratamento em casos mais graves, é possível se prevenir com a vacinação conta o HPV, a realização periódica do exame Papanicolau e o uso de preservativos.
Para a psicóloga Josefa Ferreira, Coordenadora do Núcleo de Sexualidade da Holiste, além dos impactos físicos, o diagnóstico também pode afetar a saúde mental da mulher. “Receber essa notícia é um processo delicado, pois interfere diretamente na autoestima. Muitas mulheres relatam sentir-se rejeitadas ou não desejadas pelos parceiros. Em alguns casos, isso pode até afetar o desejo de maternar, trazendo culpa e conflitos com a própria imagem”, explica a especialista.
Josefa também chama a atenção para os tabus que cercam o HPV e o câncer de colo do útero, dificultando a busca por informações e cuidados adequados. “A falta de diálogo sobre o tema afasta as mulheres da própria sexualidade e pode impactar negativamente os relacionamentos. Muitas acabam se isolando ou desenvolvendo transtornos emocionais. Por isso, é fundamental buscar acompanhamento médico e psicológico, garantindo tanto a conscientização quanto o suporte emocional necessário”, finaliza.
Com a campanha Março Lilás, iniciativas como a de Aline Campos reforçam a importância de falar sobre prevenção, diagnóstico precoce e apoio emocional para reduzir os impactos do câncer de colo do útero na vida das mulheres.
Sobre a Holiste
A Holiste é uma clínica de excelência em saúde mental, atuando há 25 anos no mercado, sediada em Salvador, Bahia, com atendimento nacional. Na sede principal, localizada em Salvador, funcionam os serviços ambulatorial e de internamento psiquiátrico. A estrutura da clínica conta, ainda, com o Hospital Dia (destinado à ressocialização do paciente) e com a Residência Terapêutica (moradia assistida para pacientes crônicos), dispondo sempre de estrutura e tecnologia de ponta.
A instituição conta com mais de 200 profissionais, um corpo clínico composto por médicos psiquiatras, psicólogos, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, nutricionista, gastrônoma, dentre outros, com vasta experiência em tratamento de transtornos relativos à saúde mental. Para conhecer mais sobre os serviços da Holiste, acesse o site www.holiste.com.br