Paraskate Tour 2024 reconhece os melhores paratletas do skate do país
O maior evento de skate para atletas PCD do mundo consagrou os campeões do esporte e homenageou Og de Souza, precursor do paraskate no Brasil
No último final de semana, o Brasil conheceu os campeões do Paraskate Tour 2024, maior evento dedicado a skatistas PCD (pessoa com deficiência) do mundo. Com muita adrenalina e manobras radicais, a competição consagrou os melhores da modalidade Street e Bowl. A edição entrou para a história do esporte com a estreia da categoria para deficientes visuais, com até 15% de visão máxima. Além disso, contou com a presença de Og de Souza, que desde os anos 80 é um dos pioneiros do paraskate e participou como júri da disputa.
“Nesta edição batemos o recorde de inscritos, além de inaugurar uma nova categoria que mostra que o esporte está crescendo e que o Brasil é uma potência mundial do paraskate. Recebemos atletas de todo Brasil, apresentamos novos talentos do esporte, e estamos certos de que podemos fazer muito mais com apoio e reconhecimento. O paraskate veio para ficar e nossa meta é que a modalidade se torne um esporte olímpico nas Paralímpiadas de Los Angeles, em 2028”, comenta o idealizador do evento e atleta, Vini Sardi.
Os futuros campeões do esporte disputaram a categoria mirim e quem levou a melhor foi o atleta gaúcho, Theo Huck; seguido por Arthur Isaac, conhecido como Pimentinha. Em terceiro lugar, Luquinha Skate, que também recebeu o prêmio de atleta revelação. Em quarto lugar, representando a nova geração do paraskate feminino, Ana Victória (Vitorinha).
Já na categoria para atletas de baixa visão, que pela primeira vez tomou conta das pistas, o primeiro lugar ficou com Leo Almeida, de Caldas Novas, Goiás. O pódio ficou completo com Rayan Kelvin e por Miguel de Moraes Gomes, o Miguelzinho, que também recebeu o Prêmio Inspiração. A disputa para deficientes visuais contou com demarcações técnicas de pista em braile, idealizadas pelo instrutor Alexandre Fratini, e colocadas em prática pela assessora de acessibilidade, Gilza Thompson.
Na modalidade Street para atletas com deficiência física, o lugar mais alto do pódio ficou com Ítalo Romano, seguido por Vini Sardi e Tony Alves. Na modalidade Bowl Open, que integra todas as categorias (deficiência visual e física), a disputa foi acirrada e quem levou a melhor foi Vini Sardi, seguido por Tony Alves e Ítalo Romano. Além disso, houve o prêmio especial, o troféu Og de Souza, quem levou foi David Soares.
O Paraskate Tour 2024 aconteceu no Sport Club Corinthians Paulista. O evento foi realizado pela SEME – Secretaria de Esportes e Lazer da cidade, com apoio do vereador George Hato que é um grande incentivador da prática de esportes na capital. A realização deste evento é de extrema importância para o paradesporto nacional e para a Cidade de São Paulo que abraça novamente esta realização e contribui para o esporte e para a diversidade como um todo.
A organização é da ABPSK – Associação Brasileira de Paraskateboard, entidade de representativade da modalidade no Brasil, e da CBSk – Confederação Brasileira de Skateboarding, entidade máxima do skate nacional que apoiou a modalidade desde a 1ª edição em 2021. Segundo o presidente da CBSk, Eduardo Musa, “esse trabalho pioneiro que é realizado no Brasil tem sido muito importante para o desenvolvimento do Paraskateboarding. Eventos exclusivos para a modalidade são uma referência para o mundo. Tínhamos certeza de que seria uma grande festa e isso se concretizou mais vez, com recorde de participantes e uma homenagem justíssima ao Og de Souza. Nossa parceria com a Associação Brasileira de Paraskateboard mostra o quanto podemos avançar quando andamos juntos pelo Skateboarding.
Para mais informações sobre o Circuito Paraskate Tour e os próximos passos do esporte, acompanhe as novidades no instagram oficial do evento (@paraskatetour_oficial).