Pedagoga indica atividades divertidas e educativas
A professora de educação infantil do Colégio Espírito Santo, Luciana Massano, ensina brincadeiras para estimular a criatividade das crianças
O último mês de férias é sempre um desafio para os pais. Em casa há mais de um mês, as crianças costumam ficar entediadas ou presas em frente às telas do videogame e dos aparelhos smartphones. Para estimular a criatividade e o aprendizado dos pequenos, é essencial que os responsáveis participem das brincadeiras, propondo atividades. Para ajudar nessa tarefa, a pedagoga especialista em TEA e psicomotricista Luciana Massano, professora do Colégio Espírito Santo, em São Paulo, ensina algumas brincadeiras para animar as férias.
“É possível alcançar um equilíbrio ideal entre diversão e aprendizado nas férias, garantindo que a criança aproveite o tempo livre enquanto continua se desenvolvendo. As férias são um momento de descanso e descontração, então o aprendizado deve ser introduzido por meio de brincadeiras e atividades que despertem a curiosidade e o interesse da criança”, destaca a pedagoga.
Atividades educacionais para as férias
Artes e Expressão Criativa: Pintar, desenhar, brincar com massinha são atividades muito importantes para o desenvolvimento psicomotor. A dica é fornecer papéis, pincéis, tintas e lápis de cor para que elas criem suas próprias obras de arte. Outra possibilidade são os projetos com materiais recicláveis para criar brinquedos, atividades que podem entreter por mais dias. “O teatro ou a contação de histórias também são atividades muito legais do ponto de vista pedagógico. Incentive as crianças a escrever e encenar peças ou contar histórias criativas”, ensina.
Exploração da Natureza: Seja para quem possui um grande quintal ou para quem tem espaço apenas para um vaso de plantas, mexer com a terra pode ser muito divertido e estimulante para os pequenos. “Cultivar plantas, até mesmo um carocinho de feijão, ensina muitas coisas para as crianças. Também é possível caminhar em uma praça ou parque observando os insetos, as formigas coletando alimento, as flores e, quem sabe, montar uma caça ao tesouro”, sugere a pedagoga.
Experimentos Científicos: Na internet é possível aprender diversos experimentos científicos com produtos que se tem em casa, como o vulcão de bicarbonato de sódio e vinagre ou as brincadeiras com imãs. Este é um modo de utilizar as redes sociais para propor uma atividade e não apenas como espectador. “A cozinha também é um laboratório. Por que não testar receitas simples para ensinar medições e trabalho em equipe?”, complementa a professora.
Clube do Livro: “Para as crianças em idade de alfabetização, é muito importante exercitar isso durante as férias. Um Clube do Livro pode ser muito legal, basta escolher histórias interessantes e depois debater sobre a leitura. Para a escrita, incentive-as a escrever sobre os dias de férias, criar histórias curtas ou até mesmo montar um jornalzinho para distribuir em casa”, ensina a professora do Colégio Espírito Santo.