Surf para Todos: pesquisa comprova os benefícios do esporte na saúde mental
Uma iniciativa da Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo, em parceria com a Abiep (Associação Brasileira da Indústria dos Esportes com Pranchas), está comprovando o que muitos surfistas já sentem na pele: o surfe faz bem para o corpo e para a mente.
A primeira etapa do projeto Surf Para Todos, realizada na Praia da Boracéia, em São Sebastião, coletou dados de 401 participantes e revelou que mais de 89% relataram melhora no bem-estar mental após as aulas. O projeto oferece aulas gratuitas e inclusivas de surfe e, além do aprendizado técnico, visa estudar cientificamente os impactos da prática esportiva em ambientes naturais no combate à ansiedade e depressão.
As atividades agora seguem para Juquehy, onde aulas acontecem de 29 de maio a 20 de julho, de quinta a domingo, das 9h às 17h. As aulas são abertas ao público a partir de 6 anos, e as inscrições podem ser feitas no local ou pelo site oficial.
Sugestão de personagens para entrevistas:
* Romeu Andreatta – presidente da Abiep e idealizador do projeto.
* Alunos do projeto, incluindo pessoas com deficiência que participam das aulas.
* Instrutores voluntários e familiares que acompanham a transformação dos alunos de perto.
Aulas práticas no mar, entrevistas com alunos e professores, cenas de integração entre gerações e famílias na praia.
O Surf para Todos conta com a parceria das secretarias municipais de Esporte, Saúde, Educação e Desenvolvimento Social de São Sebastião (SP), garantindo um suporte multidisciplinar para os participantes.
O Projeto conta com patrocínio Governo do Estado de São Paulo através da Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo, com apoio da Prefeitura de São Sebastião. Idealizado pela ABIEP – Associação Brasileira de Esportes com Prancha.
SERVIÇO:
SURF PRAIA PARA TODOS em São Sebastião (SP)
Etapa 02
LOCAL: Praia de Juquehy
DATA: 29/05 a 20/07/2025
De quinta-feira a domingo
HORÁRIOS: aulas das 9 às 17 horas
Cada aula tem duração média de 45 minutos a 1 hora
Crianças a partir dos 6 anos e acompanhados por um responsável