Projeto Surf para Todos chega a Juquehy
Após passar por Boraceia, evento destaca o surf como ferramenta de bem-estar e saúde mental
O Projeto Surf para Todos, que promove a inclusão social e o bem-estar através da prática do surf, chega a Praia de Juquehy, no litoral norte de São Paulo, a partir do dia 29 de maio e fica no local até o dia 20 de julho.
A primeira etapa do evento aconteceu em Boraceia e teve uma adesão significativa da comunidade. De acordo com o relatório de frequência, o projeto registrou um total de 2.729 alunos participantes. “Essa marca expressiva reflete o interesse e a necessidade de iniciativas como o Surf para Todos na região. A distribuição dos participantes por faixa etária e gênero, conforme detalhado no relatório, mostra uma ampla abrangência, incluindo crianças, adolescentes, adultos e idosos, além da participação de Pessoas com Deficiência (PCD), reforçando o caráter inclusivo do projeto”, explica Romeu Andreatta, presidente da ABIEP – Associação Brasileira de Esportes com Prancha.
O engajamento dos participantes foi notável. O relatório Projeto Surf para Todos Boraceia indica que, entre os 442 respondentes da pesquisa, a frequência às aulas foi um ponto alto. A média de frequência foi de 1.4 vezes por semana, e o mais impressionante é que 63.51% dos participantes frequentaram as aulas 8 ou mais vezes. Esse alto índice de assiduidade sugere que os alunos encontraram no projeto não apenas uma atividade física, mas um espaço de acolhimento e desenvolvimento contínuo.
Projeto estuda o impacto do surf recreativo na saúde mental
Além dos números de participação e frequência, o Projeto Surf para Todos em cada etapa dedicará atenção especial ao impacto da prática do surf na saúde mental e no bem-estar dos participantes.
O relatório Projeto Surf para Todos Boraceia apresenta um Score Geral de Bem-estar de 54/70 entre os participantes, indicando um nível geral positivo. A distribuição do nível de bem-estar aponta que 62.64% dos respondentes se sentem com bem-estar moderado e 27.25% com bem-estar alto. Apenas 10.11% relataram bem-estar Baixo.
A análise do nível de bem-estar médio por questão é particularmente reveladora sobre como o surf influencia a percepção dos participantes sobre si mesmos e suas vidas. “Esses resultados sugerem fortemente que a prática regular do surf, dentro de um ambiente de apoio como o oferecido pelo projeto, contribui diretamente para o aumento da autoestima, da sensação de propósito, da confiança e da clareza mental. O contato com a natureza, o desafio físico e o ambiente social do projeto parecem atuar em conjunto para promover uma melhora significativa na qualidade de vida e na saúde mental dos participantes”, diz Danilo Ventura Garcia, psicólogo responsável pela avaliação dos impactos psicológicos da prática do surf recreativo.
A pesquisa também identificou as principais fontes de apoio para a prática do surf entre os participantes, com a família (30.89%) e amigos e outros (29.27%) sendo os mais citados, seguidos por parceiro(a) (23.58%). “Isso demonstra que o projeto não apenas impacta o indivíduo, mas também fortalece os laços sociais e familiares em torno de uma atividade saudável”, completa.
“A equipe do Projeto Surf para Todos está animada para iniciar as atividades em Juquehy e replicar o impacto positivo visto em Boraceia, oferecendo à comunidade local uma oportunidade única de se conectar com o mar, aprender a surfar e, acima de tudo, cuidar de sua saúde mental e bem-estar em um ambiente acolhedor e inclusivo”, conclui Romeu Andreatta.
O Surf para Todos conta com a parceria das secretarias municipais de Esporte, Saúde, Educação e Desenvolvimento Social de São Sebastião (SP), garantindo um suporte multidisciplinar para os participantes.
O Projeto conta com patrocínio Governo do Estado de São Paulo e pela Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo, com apoio da Prefeitura de São Sebastião. Idealizado pela ABIEP – Associação Brasileira de Esportes com Prancha.
SERVIÇO:
SURF PRAIA PARA TODOS em São Sebastião (SP)
Etapa 02
LOCAL: Praia de Juquehy
DATA: 29/05 a 20/07/2025
De quinta-feira a domingo
HORÁRIOS: aulas das 9 às 17 horas
Cada aula tem duração média de 45 minutos a 1 hora
Crianças a partir dos 6 anos e acompanhados por um responsável